UFN é a melhor universidade privada da região e a 3ª instituição comunitária mais qualificada do Estado

UFN é a melhor universidade privada da região e a 3ª instituição comunitária mais qualificada do Estado

Foto: Nathália Schneider (arquivo Diário)

Universidade Franciscana (UFN) está entre as melhores instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e do país. Na terça-feira (2), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

  + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Os resultados apontam que a UFN se mantém como melhor instituição privada da região e como a 5ª universidade católica mais qualificada do Brasil. Já no Estado, a UFN subiu de posição, tornando-se a 3ª melhor instituição comunitária gaúcha. Entre todas as universidades gaúchas, a UFN está entre as 10 primeiras colocadas, ocupando a 8ª colocação.

— A Universidade Franciscana na avaliação do Inep prossegue com significativo avanço em posições de âmbito nacional e regional na qualidade. Estas evidências confirmam o projeto educativo da universidade, as metodologias de planejamento, ensino e aprendizagem — destaca a reitora da UFN, Iraní Rupolo.

Acompanhando o resultado das últimas avaliações, a UFN, mais uma vez, subiu em todas as categorias. Segundo a Pró-reitora Acadêmica, Vanilde Bisognin, a evolução ao longo deste período é fruto do empenho da instituição em várias frentes.

— O resultado deve-se ao trabalho colaborativo que está sendo realizado na instituição, que envolve o processo de qualificação dos currículos e do corpo docente, e disponibilidade de uma infraestrutura que dê conta da complexidade do ensino, da pesquisa e da extensão — relata Vanilde.

Ainda segundo a Pró-reitora Acadêmica, os conceitos alcançados pela UFN também são reflexo das metodologias empregadas em sala de aula, que tornam o aluno mais protagonista, engajado e participativo.

Dentre os cursos da UFN avaliados, Ciências Contábeis ficou com Conceito Preliminar de Curso (CPC) 3, e AdministraçãoDesign de ModaDireitoJornalismoPsicologia, e Publicidade e Propaganda receberam conceito 4, ou seja, 86% dos cursos tiveram desempenho elevado no CPC.

Design de Moda da UFN ocupa posição de destaque no ranking. É o 1º mais conceituado entre as universidades gaúchas e o 2º melhor entre as instituições do Brasil.

A reitora Iraní Rupolo parabeniza todos que fazem parte da UFN pelos resultados obtidos:

 — Cumprimento toda a comunidade universitária, tanto alunos como técnicos-administrativos, docentes, pesquisadores e gestores pela responsabilidade e sinergia de todos os setores que conferem progressivamente qualidade acadêmica a essa universidade.

Os indicadores

Cerca de 1,9 mil instituições de Ensino Superior receberam conceito IGC (que varia entre 1 e 5). Cerca de 27% destas tiveram desempenho entre as faixas superiores, dentre elas, a UFN, com conceito 4. Além disso, mais de 8,9 mil cursos foram analisados pelo Inep por meio do CPC.

Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior reúnem uma série de índices que avaliam as instituições, como o Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Dentre alguns critérios utilizados para atribuir os conceitos, estão desempenho dos estudantes no Enadecondições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo, percentual de mestres e doutores no corpo docenteconceitos de avaliação da Capes dos programas de pós-graduação, e distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Marcada para segunda-feira, assembleia dos professores da UFSM vai debater indicativo de greve Anterior

Marcada para segunda-feira, assembleia dos professores da UFSM vai debater indicativo de greve

Mobilização: após indicação de greve, professores da UFSM promovem ações a partir desta semana Próximo

Mobilização: após indicação de greve, professores da UFSM promovem ações a partir desta semana

Educação